Clique nas imagens para ampliar
O MELHOR TERMÔMETRO DE GÁS VOCÊ ENCONTRA NA TERMODORA INDÚSTRIA E COMÉRCIO
A palavra termômetro provém do grego thermo, que significa quente, e metro, que significa medida. Conclui-se que o termômetro foi definido como o instrumento que mede a temperatura ou as variações da temperatura.
A fabricação do termômetro de gás ou de qualquer outro modelo é elaborado através da utilização da grandeza física que irá depender de alguns elementos, como a temperatura, o volume, a resistência, entre outros tipos de grandeza.
TERMÔMETRO DE GÁS: FINALIDADE E OS MAIS VARIADOS TIPOS DE TERMÔMETRO
O termômetro de gás ou de volume constante tem como função medir a temperatura através da leitura da pressão do gás preservado à volume constante. Como por exemplo, ele pode ser elevado fazendo com que cada volume corresponda a um valor de temperatura na escala Celsius. Para medir baixas temperaturas, usa-se o gás hélio, no qual a temperatura de condensação sob pressão atmosférica é de aproximadamente -269°C.
Existem vários tipos de termômetros, e entre eles estão: termômetro clínico, termômetro de cristal líquido, termômetro a álcool, termômetros de máxima e mínima, termômetros de radiação, termômetro conhecido por pirômetro óptico, termômetro de lâmina bimetálica, termômetros digitais e o termômetro de gás.
TERMÔMETRO DE GÁS: COMO FUNCIONA NA PRÁTICA
No termômetro de gás é usado um gás como fluido termométrico que é constituído por uma massa fixa de gás com volume constante, e através de um manômetro (é um instrumento utilizado para medir a pressão de fluidos contidos em recipientes fechados) é medida a pressão, e então define-se a temperatura a partir da equação dos gases perfeitos. Para o volume não sofrer nenhum tipo de alteração e para não haver erros na medição, os materiais do termômetro de gás não podem sofrer dilatações significativas no intervalo das temperaturas no momento da medição. O termômetro de gás possibilita um dos métodos mais rigorosos para medição de temperaturas no intervalo que varia entre 2,5 K a 1300 K, e, para tal, utiliza-se como ponto de referência a temperatura do estado físico, a saber, os três estados físicos da água: sólida (gelo), líquida e gasosa (vapor). Segundo a 2ª lei de Charles e Gay-Lussac, esse processo permite determinar a temperatura que se almeja medir.
O termômetro de gás possibilita um dos métodos mais rigorosos para medição de temperaturas no intervalo que varia entre 2,5 K a 1300 K, e, para tal, utiliza-se como ponto de referência a temperatura do estado físico, a saber, os três estados físicos da água: sólida (gelo), líquida e gasosa (vapor). Segundo a 2ª lei de Charles e Gay-Lussac, esse processo permite determinar a temperatura que se almeja medir.
Para saber mais sobre Termômetro de gás
Ligue para 11 2302-7680 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!